4.12.14

Engraxadoria

2014_492


Naquele universo de profissões desaparecidas como os engraxa(i)dores podemos também contar com as cerzideiras, as apanhadeiras de malhas, os funileiros, os sapateiros e tantos outros que ocupavam os vãos-de-escada ou as entradas de certos prédios do centro da cidade ainda há uns quarenta anos atrás. 

E os pregões nas ruas?

Foram substituídos por floristas e tabacarias-vendedores de jornais e revistas que também tiveram uma vida curta, antes de desaparecem as portas de madeira abertas sobre a calçada e terem sido substituídas pelas vidraças pouco isolantes mas mais modernaças.

Os sapatos descartáveis e os produtos sintéticos aniquilaram os engraxadores que ou existiam nos cafés mais frequentados pela burguesia ou então em pleno centro da cidade - como este - outros havia no Porto nas barbearias onde os clientes habituais aproveitavam alguns minutos matinais para serem escanhoados. 

Hoje ostento barba de três dias, calcorreio as ruas com sapatos de sola e de pele sintéticas. 

Adeus alfaiates, barbeiros, cerzideiras, funileiros... amoladores de tesouras e vendedeiras de limões ou alhos...

Preciso de wifi nos cafés, internet no smartfone, carregador de bateria no cabeleireiro, nespresso no supermercado, espaço no cloud e pizza a domicílio. 

Sou "in" apesar de me considerar um "silver surfeur"...  




Sem comentários: