5.11.14

Rua Dr. António Emílio de Magalhães

2014_458



O médico António Emílio de Magalhães foi um dos três fundadores da Liga Portuguesa de Profilaxia Social cuja sede se encontra na rua Santa Catarina.


"A atividade da LPPS teve início em 1924 pela mão dos seus fundadores – António Emídio Magalhães, Cândido Henrique Gil da Costa e Veiga Pires, três jovens médicos portuenses, preocupados em combater algumas das causas mais flagrantes dos problemas de saúde pública e de mal-estar social que marcavam a realidade portuguesa de então.

Patologias que atualmente tomamos como facilmente controláveis, ou até mesmo raras no panorama atual de saúde pública (como a sífilis, a tuberculose, o tétano, a lepra, entre outras) tinham, na altura, um impacto dramático na vida das famílias e da sociedade portuguesa. A par de alguns problemas sociais, como a prostituição infantil e a pobreza extrema, o cenário de débil saúde e mal-estar social da sociedade portuense impelia a ações de forte impacto nas causas dos problemas, tendo-se assim motivado o primeiro programa de educação para a saúde da LPPS.

Mais do que tratar as patologias e assistir as populações em situação de maior vulnerabilidade social, a aposta foi, já então, na capacitação dos públicos para a minimização de comportamentos de risco, prevenindo-se assim o desenvolvimento das doenças e das consequências dramáticas dos problemas sociais. Algumas campanhas de educação social foram particularmente relevantes, contando com um impacto notável na sociedade novecentista.



CAMPANHA DE COMBATE AO PÉ-DESCALÇO

Uma das mais longas e trabalhosas campanhas da LPPS (1927-1965), em que foi necessário vencer os obstáculos que foram surgindo no seu percurso, tais como: a resistência passiva das populações, arreigadas a tão pernicioso hábito, através de seculares gerações, a ignoráncia do perigo e da gravidaded de tal hábito, a cumplicidade das autoridades, baseada na errada conclusão de que se tratava apenas de um problema económico.



CAMPANHAS CONTRA A SÍFILIS E OUTRAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
No início da década de 30 foram desenvolvidas importantes campanhas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Na época, a sífilis tinha grande expressão, tanto em Portugal como noutros países do mundo. As imagens apresentadas referem-se a a campanhas desenvolvidas a nível nacional e noutros países, como a Argentina, a França e o Luxemburgo."





Sem comentários: