7.5.14

CLIP

2014_173



Como nasceu o Colégio Luso Internacional do Porto?


Pretendeu-se que o CLIP viesse a ser um estabelecimento privado de ensino primário, preparatório e secundário, cobrindo o escalão etário dos cinco aos 16 anos, destinado a proporcionar uma educação internacional a crianças naturais de diferentes países e vivendo na região do grande Porto em ambientes familiares culturalmente diversificados.

Deseja - se que sejam destinatários naturais deste tipo de serviço, dois grandes grupos de crianças:

• crianças de nacionalidade portuguesa (com ou sem qualquer outro tipo de exposição previa a outras Iínguas ou outras culturas, a quem os pais ou os responsáveis pela sua educação pretendem proporcionar formação cultural e linguística diversificada, na perspectiva da crescente globalização da sociedade e das possíveis necessidades dos indivíduos e seus factores de integração e sucesso na comunidade no inicio do terceiro
milénio;

• crianças de qualquer outra nacionalidade, que residindo permanente ou temporariamente na região, pretendam simultaneamente prosseguir currículos internacionalmente reconhecidos (que garantam "mobilidade" educacional) e adquirir formação cultural e Iinguística do pais em que habitam.

Com estes grandes objectivos e para este tipo de destinatários, o CLIP propõe que os instrumentos base do CLIP sejam os seguintes:

1.    Uma estrutura curricular para o ensino secundário baseada nos programas em vigor no Reino Unido (habilitando aos graus intermédios GCE - General Certificate of Education, GCSE - General Certificate of Secundary Education, or Ordinary Level), completados com as disciplinas indispensáveis á obtenção de equivalência ao ensino oficial português, nos 9º  10º  anos;
 
2.     Uma preparação de acesso ao ensino superior (11 º e 12º anos) alicerçada na obtenção de graus internacionalmente reconhecidos para esse fim, tais como 0 LB.International Baccalaureat, de Geneve – Suíça;
 
3.    A utilização do português e do inglês como Iínguas oficiais do CLIP, garantindo as exigências impostas para a obtenção do estatuto de "paralelismo pedagógico", e viabilizando a "mobilidade dos alunos entre escolas de diferentes países.
 
CLIP devera ser construído com base na excelência do corpo docente, garante de um currículo bem elaborado e bem ministrado, mas também capaz de criar ambiente escolar e desenvolver as actividades para-escolares indispensaveis a uma formagao internacional de elevada qualidade.
O CLIP será dirigido por um Conselho Directivo constituído por profissionais cuja competência garanta o objectivo de excelência será conseguido. Uma vez desenvolvida, a escola devera compreender todas as classes, desde o pré-primário ao lB. Prevê - se, no entanto, que este objectivo só possa ser conseguido a prazo.





2014_174




O que é o CLIP:


História
O CLIP foi fundado em 1990 (ano académico 1990-91) e tem hoje cerca de 650 alunos, com idades entre os 3 e 18 anos, de 25 países diferentes. No entanto, a grande maioria dos nossos alunos são portugueses. Todos os alunos obtêm uma educação que promove os mais altos padrões académicos dentro de uma cultura de aprendizagem que é explicitamente de mentalidade internacional.
Em 2009 o CLIP solicitou o estatuto de candidato para acreditação pela Council of International Schools (CIS). O processo de autoestudo está no bom caminho e esperamos ver este processo concluído no próximo ano lectivo.

Localização
As instalações do CLIP estão situadas numa das zonas mais previligiadas do Porto e constituem um importante projeto arquitetónico. Com uma área de mais de 25.000m2, o CLIP oferece excelentes condições para acolher os seus alunos.

Instalações
Projetado para ser um espaço multifuncional, oferecendo uma ampla gama de usos, o CLIP foi construído essencialmente com a busca da excelência em mente. As técnicas mais avançadas foram utilizadas na construção da escola, proporcionando um ambiente seguro em todos os aspetos. O edifício está equipado com a tecnologia mais avançada, proporcionando eficiência e conforto ao mais alto nível, e está totalmente adaptado para utilizadores de todas as idades.
 
> Piso térreo: Auditório de 200 lugares; Anfiteatros de 100 lugares (2); Cantinas (2) e Cozinha Industrial; Café, Centro de Música, Salas de Arte (2), Escritórios e Salas de Reuniões, garagem coberta (18 lugares de estacionamento), piscina interior aquecida de 25 metros.
 
> Piso 1: Hall de entrada, salas de aula, Pavilhão Multiusos com 500 lugares, Escritórios, Laboratórios de Multimédia, Laboratório de Física, Centro de Fotocópias, Loja CLIP.
 
> Piso 2: Escritórios da Administração, Sala de Professores, sala comum do Forum, laboratórios de Biologia e Química, Centro de Recursos Multimédia (2), salas de aula.
 
> Instalações ao ar livre: quadras de ténis (2), campo de futebol, pista de atletismo, parede de escalada e rapel.

O Currículo
O nosso currículo incorpora padrões internacionais de excelência e fornece uma estrutura dentro do qual o bem-estar académico e pessoal de cada criança pode florescer, crescer na compreensão e com mais confiança passar para o ensino superior e uma carreira. Nós somos três escolas em uma: Lower School, Middle School e Upper School. A cada nível, o currículo é lecionado por professores altamente qualificados e treinados, apoiados por tecnologia de ponta. A relação aluno/professor é inferior a 12:1. Apoio suplementar é dado nas línguas aos alunos para quem o inglês ou português não é a primeira língua. Para alunos com dificuldades de aprendizagem, temos a funcionar os nossos serviços de Apoio às Necessidades Educativas Especiais. O CLIP está empenhado na ideia de “desporto para todos” e tem um extenso programa de desportos de competição. As Belas Artes e Artes Cénicas são parte integrante do programa de estudos e essencial para o desenvolvimento global dos nossos alunos. O Modelo das Nações Unidas e serviço comunitário desempenham um papel importante na vida escolar.
A grande maioria dos diplomados do CLIP continua a sua educação superior em universidades, com a maioria estudando em Portugal ou no Reino Unido.

O Alunos
Os nossos alunos vêm de mais de 25 países, apresentando uma formação cultural diversificada, embora com predominância natural da cultura portuguesa. Verificou-se um crescimento de diversas comunidades nacionais no CLIP, nomeadamente as famílias chinesas e espanholas, e tolerância e aceitação são incorporados na cultura escolar. Dos 3 aos 18 anos, da Pré-Kindergarten ao 12º Ano, a comunidade estudantil é um grupo simpático, educado e respeitador, com uma grande variedade de personalidades e capacidades, e o ambiente geral é de harmonia e companheirismo.

Pessoal
O nosso staff é composto por uma equipa de educadores e pessoal de apoio dedicada a proporcionar o melhor ambiente e oportunidades de aprendizagem para todos os alunos e para o seu próprio ensino e crescimento profissional. São mais de 100 e provenientes de mais de 12 países diferentes. Esta formação e experiência contribuem para um ambiente de aprendizagem que responde à diversidade cultural dos alunos e atende às necessidades de uma população estudantil internacional. Os educadores do CLIP são treinados e certificados nas suas respectivas áreas e mais de um terço deles têm mestrados.

Liderança
A liderança da nossa escola tem como premissa as fortes relações produtivas e a colaboração entre as equipas responsáveis por garantir o sucesso do seu programa académico e dos serviços operacionais que estão no local para apoiar o seu objetivo educativo. A equipa de liderança trabalha com toda a comunidade escolar para assegurar que o progresso contínuo é feito no sentido de uma visão partilhada e de resiliência face aos desafios a curto e longo prazo.

Os Pais
O CLIP reconhece que trabalhar em estreita colaboração com os pais é um elemento fundamental na educação das crianças. Uma relação de respeito e confiança entre os pais, a escola e o seu staff é essencial para o bem-estar de cada aluno, formando assim a base para uma cultura de inovação, mentalidade internacional, excelência académica, resiliência intelectual e cidadania ativa, responsável e digna. A escola oferece uma variedade de oportunidades para os pais participarem no processo educativo dos seus filhos e comunica regularmente com a comunidade do CLIP. 
 
O Conselho de Pais é constituído por representantes eleitos dos pais de cada turma. É governado pelo Conselho Executivo do Conselho de Pais (EBPC) e trabalha em estreita colaboração com a escola para melhorar a comunicação e compreensão.

in: http://www.clip.pt/pt/sobre-o-clip/perfil-do-clip


Não esquecer que este colégio privado é reservado a uma élite endinheirada. O custo anual da escolaridade ronda os dez mil euros!

Num primeiro tempo este colégio funcionou na sub-estação dos STCP junto à praça Gonçalves Zarco.


Sem comentários: