25.1.13

Praceta da Banda de Ramalde

2013_031



A BANDA MUSICAL de RAMALDE foi a quarta Associação, entre trinta, a ser fundada na freguesia. Foi constituída, na sua matriz, por operários.

Entre outros, distinguem-se como fundadores, SEBATIÃO CUNHA, e JOSÉ ANTÓNIO AMORIM, sendo o seu grande impulsionador, continuador e maestro ANTÓNIO DA SILVA NEVES, sucedendo-lhe até 2000, o seu filho FRANCISCO NEVES. Actualmente esta Colectividade é presidida por CARLOS HENRIQUES.

Com um espólio musical de grande valia cultural não se pode deixar de referenciar as obras da música tradicional portuguesa como CHULA DA RAMALDEIRA, HINO da cidade do PORTO e ainda as estrangeiras como LE MERIE BLANC, VANGELIS, entre muitas outras.

À sua história ficarão para sempre ligados os maestros que as interpretaram como ANTÓNIO da SILVA NEVES, ALEXANDRE FONSECA E SAUL RODRIGUES da SILVA. Actualmente a Banda é dirigida pelo conceituado regente DAVID ARAÚJO.

A Banda é financiada pelo pagamento de quotas dos sócios, de actuações, do apoio da autarquia, Fundação Engenheiro António José de Almeida e  e donativos das empresas R.A.R. e Auto Sueca Lda.>


Publicado em Junho de 2006 em: http://banda_ramalde.blogs.sapo.pt/


Parte do conjunto dos prédios da Cooperativa Nova de Ramalde encontram-se construidos sobre os terrenos da quinta onde se situava anteriormente - até 2005 - o Consulado da Grã-Bretanha.


Sem comentários: