31.8.12

Rua DR. AIRES BORGES

120812


Esta rua também se situa naquele bairro da cooperativa de "O Lar Familiar" na freguesia de Lordelo cuja traça é do arquitecto Mário Bonito. A notar que os nomes atribuídos a estas ruas referem-se a personalidades ligadas ao meio musical portuense. Não sei se já alguém se lembrou de lhe atribuir o nome de "Bairro da Música".


Rua PROFESSOR LUÍS COSTA

110812


Esta rua também se situa naquele bairro da cooperativa de "O Lar Familiar" na freguesia de Lordelo cuja traça é do arquitecto Mário Bonito. A notar que os nomes atribuídos a estas ruas referem-se a personalidades ligadas ao meio musical portuense. Não sei se já alguém se lembrou de lhe atribuir o nome de "Bairro da Música".



30.8.12

Ruralidade nas ruas da cidade

100812

Por vezes deparamo-nos com certos aspectos rurais, como este na rua Dr. Alberto de Macedo. Como, se de repente, voltássemos uns anos atrás.





21.8.12

Rua ANTÓNIO ARROIO

080812

Foi necessário passar ali em Lordelo no bairro da Cooperativa O Lar Familiar para ficar a saber que o António Arroio tinha nascido no Porto. Sim, aquele mesmo que deu nome a uma Escola em Lisboa. Pois é, passeando nas ruas também vamos aprendendo coisas novas e relembrando outras que já tínhamos esquecido.

Notas:


Biografia

António José Arroio nasceu na cidade do Porto, no seio de uma família ligada ao meio artístico, filho do compositor e músico espanhol José Francisco Arroio, primeiro director do Teatro de São João, do Porto, e irmão do conhecido político João Marcelino Arroio e de José Diogo Arroio, este também músico e cantor, doutorado em Química pela Universidade de Coimbra, político e professor catedrático de Química Inorgânica e director da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
António Arroio concluiu em 1878 o curso de Engenharia na Academia Politécnica do Porto. Terminado o curso, empregou-se nas obras de construção dos caminhos-de-ferro da Beira Baixa, da Beira Alta, do Sul e do Sudoeste. Transitou depois para o Ministério das Obras Públicas, no qual, entre 1881 e 1890, foi encarregado dos serviços de inspecção e recepção de material adquirido no estrangeiro. Durante este período viajou por várias cidades europeias e fixou durante vários anos residência em Bruxelas.
Em 1890 foi nomeado inspector do Ensino Elementar Industrial e Comercial, cargo que manteve até 1926. Passou então a interessar-se pelo ensino comercial e industrial e em particular pelo ensino das artes e ofícios. Foi sócio fundador da Liga de Educação Nacional. Foi eleito deputado às Cortes pelo círculo de Paredes na lista do Partido Regenerador em 1890.
Após a implantação da República, foi autor de uma das propostas rejeitadas para a nova bandeira nacional.
Em 1926 foi nomeado vogal do Conselho Superior de Obras Públicas, cargo que exerceu até à sua aposentação em 1928.
Foi vogal da Comissão Portuguesa na Exposição Universal de 1900, realizada em Paris, e para além da sua actividade como engenheiro, manteve intensa actividade como conferencista e como crítico de arte, dedicando-se a géneros tão distintos como a música, a literatura, a pintura e a escultura.
Quando António Arroio faleceu em 1934, foi atribuído o seu nome à então recém-criada Escola Industrial António Arroio de Artes Aplicadas.>

Publicado na Wikipédia

20.8.12

Estátua de Arthur Wellesley

070812



Arthur Wellesley mais tarde ficou conhecido como Wellington ou primeiro Duque de Wellington. Foi também Conde de Vimeiro, Marquês de Torres Vedras e Duque de Vitória.
Os leitores que se interessarem pelo Duque de Wellington e pela sua biografia podem consultar a Wikipédia, que na versão em língua inglesa fornece muita informação.


O sítio escolhido para colocar a estátua do inglês que contribuiu para a derrota das tropas napoleónicas na Península Ibérica, a meu ver não é o mais adequado. Tenho sempre dificuldade em imaginar certos lugares da cidade há um século atrás. 

Mas porque pespegaram o busto do Conde do Vimeiro virado ali para o Hospital de S. António? Será que o Hospital já existia na altura? Ainda por cima um busto tão pequenino naquele descampado granítico? As más-línguas talvez me venham dizer que ele também tinha ficado alojado no Hotel do Louvre que era de uma senhora que tinha ido ao Brasil reclamar uma dívida ou inventem que o facto de estar o busto mesmo em frente ao número 5 da rua do Rosário era para, simbólicamente, arranjar um porteiro para o Cineclube do Porto.

Vou ficar à espera de mais uma explicação para a escolha da sua localização.


15.8.12

Rua COELHO NETO

040812


Esta rua da freguesia do Bonfim já se chamou Rua das Ladras e, posteriormente, Rua do Poço das Patas até 1935.

O homem a quem foi atribído o nome desta rua foi: Henrique Maximiano Coelho Neto (Caxias, 21 de fevereiro de 1864 — Rio de Janeiro, 28 de novembro de 1934) foi um escritor (cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo), político e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. 

Pode saber mais na Wikipédia.


8.8.12

INSTITUTO NORMAL PRIMÁRIO


030812

No prédio lá ao fundo, na rua das Oliveiras, agora (2012) já sem a sua clarabóia, é que se situava o Instituto Normal Primário do Porto. Penso que este Instituto existiu anteriormente à Escola Normal.


2.8.12

Barbearia

370712

Um tipo de comércio em vias de extinção na baixa da cidade. Será que a profissão não soube evoluir? A culpa não é só do senhor Gillette ou do senhor Bic. A maioria dos barbeiros da baixa, ao que parece, não conseguiu passar o testemunho para uma geração mais jovem. É verdade que eu nunca gostei dos "barbeiros", prefiro os cabeleireiros ou as cabeleireiras. Que fique para memória futura.


(imagem da barbearia da esquina da rua da Alegria com a rua Firmeza)


Fábrica de Tecidos de Seda (fundada em 1855)

010812

O que resta dos azulejos da fachada desta fábrica da rua da Alegria estão agora na entrada de um centro comercial que se encontra no mesmo local. A lembrar aos leitores mais jovens que ainda na primeira metade do século XX existiam muitas indústrias nesta rua. Alguns edifícios ainda subsistem, outros já desapareceram completamente. 


Travessa do POÇO DAS PATAS

020812