6.12.12

Igreja de S. José das Taipas

051212



Eu chamo-lhe Igreja de S. José pois não conheço outra deste santo nas proximidades mas a minha mãe que há muitos anos habitou naquela zona da cidade dá-lhe o nome de Igreja das Almas.



«A Igreja de S. José das Taipas situa-se nas proximidades do Palácio da Justiça e de vários imóveis classificados, como a Cadeia e Tribunal da Relação do Porto e a Igreja e o Mosteiro de São Bento da Vitória. Fica, também, muito próxima da casa onde nasceu João Baptista de Almeida Garrett, sita na Rua Dr. Barbosa de Castro, n.º 37-41, artéria conhecida como Rua do Calvário entre 1679 e 1920.

A Igreja de S. José das Taipas (1795-1878) foi riscada e decorada pelo engenheiro-arquitecto Carlos Amarante, ao gosto neoclássico, num estilo patente em outras obras do mesmo autor (como as igrejas do Bom Jesus, de S. João de Marcos e do Pópulo, em Braga).

A Igreja de S. José das Taipas foi administrada pela Irmandade das Almas de S. José das Taipas, criada em 1780 e que resultou da junção das confrarias de S. Nicolau Tolentino das Almas e de S. José das Taipas. Foi a esta Irmandade, que inicialmente reunia numa capela situada na Rua do Calvário, que, em 1810, os moradores da Ribeira entregaram o sufrágio das vítimas do Desastre da Ponte das Barcas, ocorrido a 29 de Março de 1809, e a recolha das respectivas esmolas. Eis a razão pela qual, durante cerca de 100 anos, a Irmandade realizou, anualmente e depois das exéquias, uma procissão entre esta Igreja e a Ribeira, local para onde Teixeira Lopes, pai, produziu o mural brônzeo das "Alminhas da Ponte".

Na escadaria exterior de acesso à Igreja existe uma caixa de esmolas para as "Almas" e, no seu interior, uma pintura de óleo relembra aquele funesto episódio da história portuense.»




Sem comentários: