17.10.12

Estação de Campanhã

181012


A Estação de Campanhã foi inaugurada em 20 de Maio de 1875, como ponto inicial da Linha do Minho, até Braga.

Em 1902, um tabuleiro metálico foi instalado na Rua da Noeda, com o propósito de expandir as instalações desta estação.

Apesar da sua elevada importância como interface ferroviária principal do Porto, situava-se demasiado longe do centro da cidade, situação que prejudicava o transporte de passageiros e mercadorias; ainda assim, em 1893, passavam, pela Estação, cerca de 750 mil viajantes, e foram movimentadas cerca de 600 mil toneladas de carga. Por esse motivo, decidiu-se construir a Estação de São Bento, no centro da cidade, que entrou ao serviço em 7 de Novembro de 1896.

A Estação incluía, originalmente, infra-estruturas de apoio ao material circulante; no entanto, estas facilidades tornaram-se insuficientes para as necessidades, pelo que, em 1903, foi aprovado o projecto para uma estação em Contumil, para auxiliar Campanhã na prestação de apoio técnico, e servir de entroncamento entre as Linhas do Minho e Circunvalação do Porto.

Em 1932, foi montado um sistema de sinalização eléctrica nesta estação, e, no ano seguinte, foram efectuados melhoramentos na toma de água e foi aprovada a construção de muros de suporte, uma ligação entre plataformas, e duas placas baixas para o descarregamento de mercadorias, além da instalação de sinalização no lado Norte da estação; em 1934, é aprovada a instalação de um telefone e de uma campainha de chamada em cada plataforma da estação.

Em 1971, esta interface passou a deter um serviço directo de ligação com a cidade espanhola de Corunha, cujo percurso, no ano seguinte, foi reduzido para Vigo.




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