12.10.12

Espaldão Militar


ervilha 01

Após uma tentativa infrutífera ali nos malfadados baldios para os lados da futura avenida D. Pedro IV, para além da escola Francisco Torrinha, cheguei a casa, abri os livros – entre os quais o “Cavaleiro Azul” - desdobrei os mapas, consultei a internet e preparei uma nova expedição e tentativa para encontrar o “forte da Ervilha”.

Aproximei-me calmamente por entre moradias para venda que ainda cheiravam a reboco fresco. Interroguei um cidadão que passeando o cão me respondeu, admirado pela minha ousadia, que não era dali, que não conhecia.

Não sendo um geek e recusando (recusava na altura) o uso do GPS, meti-me a caminho no meio de um inóspito pinhal com um trilho sinuoso e com acentuado declive.

Nesse dia tive sorte! No pinhal havia mais gente do que ao domingo em qualquer rua do portuense bairro de Hollywood. Um adolescente que devia estrear a sua nova trial mas que não me via e não me ouvia por causa de um capacete que não o isolava do basqueiro da máquina. Mais longe, uma senhora que carregava um saco (que há uns anos teria sido de serapilheira) e que procurava algo no chão.

Ervilha 02

Foi a minha salvação! Ao fim de algumas tentativas para entrar em diálogo com ela, depois de ela me ter contado três quartos das maleitas que a aborreciam e dos males do cônjuge, lá me contou que apanhava pinhas para uma senhora que lhas comprava aos sacos para acender a lareira familiar. Enquanto ela falava o sol ia aproximando-se do mar e a minha companheira de expedição tentava esconder os bocejos.
A senhora acabou por confessar que não sabia, nunca tinha ouvido falar. A não ser que fossem as pedras que estavam ali em cima, no meio do lixo, junto a um buraco. Mas que ela nunca ia para ali pois não havia pinhas.

Os mapas que eu tinha consultado não datavam da Patuleia nem da Maria Cachucha mas também não tinham os novos arruamentos, fiei-me nas indicações da autóctone. Nem afirmavam que se situava em Nevogilde ou em Aldoar, da Foz não era de certeza!

Tirei umas fotos. Foi o que consegui nesse dia. Penso que é isto o que resta do Espaldão da Ervilha, do que já foi uma das defesas da cidade.



Ervilha 03


Para saber mais sobre este assunto, mais uma vez remeto para a Wikipédia...

Ervilha 04


Sem comentários: