16.4.12

Rua da TORRINHA 2012

070412

Já sabia que a imagem publicada anteriorment sobre a Rua da Torrinha só podia servir para memória futura. Voltei a esta rua para pescar novas imagens.


Não pense o visitante deste blogue que me faltem imagens para novas ruas, mais tarde elas aparecerão.


Duas imagens actuais para ilustrar esta rua. A da Casa da Madeira que muitos portuenses devem ignorar que lá se situa.




080412





A segunda imagem é de mais um colégio desta zona. O Colégio Liverpool anteriormente existia na rua dos Bragas, lá para os anos 40 do século XX mudou de orientação e instalou-se no local que ocupa actualmente. Nos meus tempos de escola era um "colégio de meninas". 


Antes de existirem as faculdades nesta zona da cidade, a rua de Cedofeita era uma espinha dorsal de estabelecimentos de ensino privado e oficial. Só para citar os mais conhecidos e os menos antigos: no cimo da rua do Mirante havia o Liceu Feminino Carolina Michaellis e o Colégio Almeida Garrett, vários colégios privados existiram na própria rua. Até finais dos anos sessenta do século XX o Instituto Industrial tinha ocupado os locais da Faculdade de Letras na rua do Breyner, O Colégio Moderno situava-se na rua do Barão de Forrester perto da ponte ferroviária. O Instituto Normal Primário do Porto era ali na rua das Oliveiras, etc... 
É um assunto que merecia ser aprofundado, aqui deixo a sugestão.

Sem comentários: