29.12.11

O largo que mudou de nome

Quarta-feira, dei conta que um número pouco comum de pessoas procuravam neste blogue onde se encontrava o Largo de Mompilher.
Pensei logo no pior, que tinha ardido o velho quiosque que ali está despresado, que uma conduta de gás tivesse rebentado ou que tivesse ardido uma daquelas casas da esquina da rua da Picaria.
Ligo o rádio, mas o locutor nada me diz. Resolvo, então, consultar na net o quotidiano que mais fala da cidade – claro, o J N.

Espanto meu! Uma equipa de zelosos trabalhadores municipais eram os protagonistas de um video. Já o sol deixara de iluminar que eles destruíam um azulejo (mais português do que uma calçada) com o nome de José Sócrates. Duas ou três linhas sucintas a explicar o fenómeno. Nunca antes na cidade o nome de uma rua durou tão pouco tempo!

O ano de 2011 estava na sua última semana. Uma mão desconhecida tinha tido a ousadia de alterar o nome daquela artéria. O tom era jocoso e a maneira artística.



O ex-primeiro ministro de maneira efémera teve nome numa artéria que muitos que habitam a cidade desconhecem. Aqueles que nunca compraram um jornal no quiosque, que nunca urinaram nos urinóis municipais que ficam por baixo das escadas do Pinheiro tiveram que vir aqui para localizar o dito Largo.

Para localizar o dito largo basta clicar no “link” mesmo por baixo desta mensagem. É uma novidade do blogger e algumas das mensagens aqui publicadas já o utilizam.

(A imagem publicada, uma vez não é costume, não é minha. Como a retirei do Facebook não sei quem é o autor)

3 comentários:

joaquim moreira disse...

Caro Teodósio,

Ao seguir a ligação, deparei com este http://ruasdoporto.blogspot.com/2008/06/o-incio-do-reviralho.html

Em relação a este último e a uma figura referida sobre a vida do mesmo, pode consultar www.ginasiofigueirense.com e a biografia do mesmo.


João Moreira

T D disse...

Caro Joaquim Moreira,

Obrigado pelo comentário deixado aqui no blog.

Visitei a história do Ginásio Figueirense mas não encontrei a figura que participou na Revolta de Fevereiro no Porto, não se importa de indicar o seu nome?

Feliz Ano

joaquim moreira disse...

Caro Teodósio,

José Bento Pessoa - fundador do GCF; campeão mundial de ciclismo.
Consultar: História, tertúlia, cadernos do clube (há uma biografia em livro, além desta).
O Estádio Municipal da cidade tem o seu nome: Estádio Municipal José Bento Pessoa.

João Moreira