9.2.09

Nós por cá - no Porto

Nós os peões do porto já estavamos habituados aos passeios ondulados como aqueles que existem na rua do Carregal, já estávamos habituados aos passeios minimalistas onde não cabe um carrinho de bebé! Também os utentes do Hospital Maria Pia se deparam com passeios estritamente reservados ao mobiliário urbano.
Depois houve aquela moda dos passeios dissuasivos como na praça Guilherme Gomes Fernandes. Na rua Elísio de Melo existem os passeio com "escadinhas". Também há os passeios sobredimensionados que são uma porta aberta para a prática de futebol de rua ou de estacionamento permanente.

Aqui vão dois casos do quotidiano:

030109

Na nova Praça (ainda não vi a placa com nome) ali na antiga rua dos quartéis, mesmo em frente do MNSR. Ainda não descobri se é um estacionamente privativo para os visitantes do Museu. Só sei que normalmente não há espaço para os peões circularem, são atirados para o meio da rua. Ficam sujeitos aos rodados dos veículos que aparecem pela boca do Túnel (dito de Ceuta). Pelos vistos ninguém se queixa, nem os funcionários do Ministério da Cultura.


Segundo exemplo:

070109

Outro inimigo da Cultura! Este (ou esta) escolheu propositadamente a Rua das Galerias para incomodar os pacíficos peões. O outro sacava do Parabellum quando ouvia falar de cultura, estes, estacionam os carros. É um método mais subtil.

A mim, só me espanta a passividade dos peões.

A mim, só me espanta a falta de cívismo.

Peço desculpa aos proprietários dos veículos mas encontro-me com um problema no photoshop e não pude disfarçar as matrículas.
Peço desculpa ao terceiro canal da televisão portuguesa por ter utilizado um título de programa.
Peço desculpa aos peões que continuam calados.

Sem comentários: