8.2.08

Avenida de MONTEVIDEU




clique sobre a imagem por favor

Da autoria de Américo Gomes, foi realizada em 1934, estando situada na Avenida de Montevideu. É um monumento em homenagem aos pescadores, representados pelo homem que agarra vigorosamente um leme. É admirável pelo seu movimento, expressão e caracter. Houve mesmo quem considerasse, a seu tempo, "uma das maiores revelações artísticas dos últimos tempos, no sentido da escultura nacionalista monumental portuguesa".
Publicado aqui

...Lemos na monografia da Foz, do Sr.Guido Monterey, que a mudança do nome da Rua do Castelo do Queijo para a Avenida de Montevideu, em homenagem à Républica do Uruguai, foi proposta e aprovada em sessão camarária de 25 de Julho de 1926, que a autorização para a Camara dispôr dos terrenos necessários ao prolongamento da Avenida foi dada pelo Ministério da Guerra em oficío de 30 de Dezembro de 1927, e os seus jardins, junto ao molhe, foram inaugurados em 28 de Junho de 1929 ... ("Toponímia Portuense" de Andrea da Cunha e Freitas)

Outrora foi Rua do Castelo do Queijo pois assim aparece no famoso Roteiro de 1933.

A moradia existente no número 644 (esquina com a rua Pêro da Covilhã), conhecida como casa José Prata de Lima, é um projecto do arquitecto José Porto.

Sem comentários: