27.8.07

Rua da TORRINHA

foto publicada aqui

Rua da Torrinha - Esta tomou nome de um casal rústico, foreiro a Cedofeita, que se encontra mencionado em registos paroquiais a partir de 1625, mas que seria mais antigo. Foi rasgada em terrenos deste casal, nos do Casal do Coxo e no prazo do Passal do Baixo, pertencente ao Dom Prior da Colegiada. A rua que, segundo cremos, começou a abrir-se em princípios do Séc. XIX, já a vemos na planta de Balck em 1813, com casas edificadas, não estando concluída em 1854. Sucedeu com esta rua o mesmo que aconteceu com a Rua do Breiner e outras circunvizinhas: os enfiteutas quiseram remir os foros para dividir o prazo em chãos para construir mas opôs-se a Colegiada de Cedofeita, arrastando-se o pleito judicial até 1874.

(Toponímia Portuense de Andrea da Cunha e Freitas )


No Roteiro de 1891, aparece como rua do Priorado.

3 comentários:

mataternos disse...

Já fui feliz nesta rua. Se não estou em erro, a casa fotografada situa-se lá ao fundo, logo a seguir ao Pedreiro, e era habitada na altura pela DUPLA (assim designávamos, eu e os meus colegas de apartamento, um casal de meia idade que todos os dias subia e descia a torrinha).

Unknown disse...

Nao , desculpa mas esta casa e oposta ao centro comercial da torrinha...quase em frente ao cafe Adagio e ao lado do antigo cafe Ultramarino. :)

observatory disse...

entretanto ja abatida

eu moro em frente