14.8.06

rua GUERRA JUNQUEIRO

ABÍLIO MANUEL GUERRA JUNQUEIRO - Escritor. Nascido a 17/9/1850 em Freixo-de-Espada-à-Cinta. Concluiu o curso de direito em 1873. Fez parte do “Cenáculo” e dos “Vencidas da vida”.
Aderiu ao republicanismo e foi ministro de Portugal na Suíça.
Falecido a 7 de Julho de 1923.


Cinema Nun'Álvares. Encerrado em Dezembro de 2005. Sinagoga.





A " Sinagoga Kadoorie Mekor Haïm" foi inaugurada a 16 de Janeiro de 1938.

O capitão ARTUR CARLOS DE BARROS BASTO foi o principal motor para a construção de uma sinagoga no Porto.
Esta construção só foi possível graça ao apoio financeiro de dinheiro estrangeiro, entre os mecenas encontrava-se um milionário de Hong-Kong chamado Kadoorie.
sobre o Capitão Barros Basto


Colégio Alemão. O primeiro Colégio Alemão existente nesta rua foi inaugurado em 1932, foi, depois da II Guerra, ocupado pela Emissora Nacional. O actual teve a sua inauguração em 9 de Outubro de 1959.


Igreja do Santíssimo Sacramento - Matriz de Massarelos. Começada a construir em 1924 e concluída em 1938.


Curiosidades:

Tanto o risco da Igreja como o da Sinagoga são da autoria de Artur Almeida Júnior. E as duas foram inauguradas no mesmo ano.



No nº 178/198 desta rua encontra-se o edifício Pereira da Costa, desenhado pelo próprio arquitecto. O projecto data de 1962.


Na esquina desta rua com a rua Monsenhor Fonseca Soares existiu até aos meados do século XX uma garagem, ainda hoje se pode ver a pala que se sobrepunha às bombas de gasolina. Era nessa mesma garagem que funcionavam os transportes "J. Costa Ramos" empresa portuense especializada em mudanças. Era sua concurrente a empresa de transportes "Galiza" cuja garagem se situava na avenida Rodrigues de Freitas junto à rua Duque de Loulé.

2 comentários:

fernando_vilarinho disse...

judeus e alemães juntos. até a sinagoga costumava ser guardada por um pstor alemão..

fernando_vilarinho disse...

pastor alemão