27.8.13

O Largo de Mompilher em 2013

2013_190



O leitor já sabe que eu continuo a chamar "o largo da Picaria". Não há engano. É este mesmo que já várias vezes foi falado nestas páginas. 

Mas o centro da cidade sofreu alterações (e não poucas) desde o início deste blogue. Pareceu-me importante deixar aqui algumas imagens e algum texto sobre a coisa.

Há anos que a cidade explodiu! De uns tempos, relativamente próximos, a cidade também implodiu. O Centro foi perdendo população para ganhar animação. Durante o dia está moribundo, alta noite ganha animação, turista de dentro e turistas de fora. Corta-se o trânsito nocturno como se houvesse uma romaria a atravessar uma estrada nacional.

Mas volto ao Largo de Montpellier (não gosto mesmo nada do Mompilher, rima com colher).

Agora está assim careca. Cimentaram uns metros quadrados, fizeram umas curvas estranhas para quem anda a pé e para aqueles que circulam de carro, limparam o estacionamento, deram espaço para mais esplanadas e talvez para o recreio de uma escola que agora ali existe.

Mas antes o largo era mais verde.


picaria ou mompilher


A última vez que lá passei houve um detalhe que reteve a minha atenção:

2013_191


Sorri porque aqui no blogue já tive a ocasião de falar disto. O actual azulejo está no exacto sítio do antigo e divertido. 




A cidade vai mudando.
E sinto-me na obrigação de mostrar aos leitores, de perto ou de longe, algumas imagens que sejam testemunho desta evolução.


Sem comentários: