3.3.11

Rua PROFESSOR JOSÉ AUGUSTO SEABRA


020810


José Augusto Baptista Lopes e Seabra (Vilarouco, 24 de Fevereiro de 1937 — Vila Nova de Gaia, 27 de Maio de 2004) foi um professor, diplomata e político português.

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, em 1961. Combateu o Salazarismo e exilou-se em França, de onde saíu depois do 25 de Abril de 1974, tendo sido um destacado militante do PSD. Iniciado maçon, pertenceu à Loja União, do Porto, do Grande Oriente Lusitano. Em Paris foi funcionário da UNESCO e desenvolveu estudos de Literatura, na École Pratique des Hautes Études. Sob a orientação de Roland Barthes doutorou-se na Universidade de Paris III, apresentando a tese Fernando Pessoa: do poemodrama ao poetodrama, depois publicada em Portugal e no Brasil.

De 1974 a 1985 foi professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, pelo Partido Social Democrata, viria a ocupar o cargo de Ministro da Educação no IX Governo Constitucional, do chamado Bloco Central (1983-1985). A partir de 1985 foi embaixador na UNESCO e, depois disso, diplomata nas Embaixadas de Portugal em Nova Delhi, em Bucareste e Buenos Aires.

in Wikipédia


Também pode consultar a sua biografiae bibliografia no Instituto Camões aqui.


Sem comentários: