29.1.09

Rua Escritor NUNO DE BRAGANÇA

050109

Fotografia publicada e localizada no Flickr


Sobre Nuno Bragança

(1929-1985)

Publicou um livro decisivo para a nossa modernidade literária, A Noite e o Riso, 1969, que alia a experiência surrealista a certas tendências do «nouveau roman» francês, desenvolvendo uma experiência pessoal de educação e boémia.

Notabilizou-se como romancista (Square Tolstoi, 1981) e como contista (Estação, póstumo), tematizando a inquietação humana através da deambulação urbana, política, militante e erótica, e insistindo na componente social da desarticulação íntima dos valores e dos sentimentos.


"Estou sentado num dancing e tenho a mão. Ainda em volta de uma bebida de pressão de ar.

Às vezes, acontece num sítio destes e em hora assim que o pecado original se derreteu num shaker, acabando-se a mortalidade infantil e a Polícia. Sinto essa harmonia. Por cima dos ombros cansados, como um xaile da leveza dum suspiro de gato. Pelas luzes das mesas e fumo nos olhos trotam as mais certeiras notas de piano."

A Noite e o Riso (excerto)

No número 105 desta rua existe a chamada casa "Engenheiro Nunes de Sousa". O projecto foi iniciado em 1989 pelo arquitecto Manuel Botelho e a construção ficou terminada em 1994.
 

Sem comentários: