8.7.08

Rua do PARAÍSO DA FOZ

04|07|08

Publicada no Flickr


Uma referência sobre esta rua:

" Orfeão da Foz do Douro

Fundado em 1 de Janeiro de 1916 por um grupo de jovens amantes da música e do teatro, sob o lema Arte e Beneficiência, o Orfeão instalou-se primeiro num edifício da esquina entre a Rua do Paraíso e a Rua Central, hoje Padre Luís Cabral (onde funcionou também a Cooperativa da Foz).

Sebastião Campos, Alfredo José de Pinho, António Cunha Matos, José Vitório F. Iglésias, Hernâni Júlio Rocha Lima, José Matos Vilar, entre outros são dos fundadores e dos primeiros activistas. Iniciou a sua actividade com um Grupo Coral que chegou a ter a participação de mais de cem elementos e era considerado um dos principais da cidade e do norte do país. Dentre as várias sedes que conheceu, antes de se instalar na Rua das Motas, realce-se a passagem pelo Café Central na Rua Senhora da Luz.

Presentemente, existe um Grupo Coral Misto, dirigido pelo Maestro Afonso Alves e que tem actuado em diversos encontros e concertos, quer na cidade do Porto, quer noutros concelhos.

O Orfeão da Foz do Douro em 1934 foi agraciado pelo Presidente da República com o Grau Oficial de Ordem de Benemerência e, pela Câmara Municipal do Porto, em 1966, com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. Em representação da Foz do Douro participa, desde 1991, ininterruptamente, no concurso de Rusgas de S.João do Porto, onde já obteve primeiros lugares em 3 anos de participação, e no cortejo do traje de papel integrado nas Festas de S. Bartolomeu da Foz do Douro."


Sem comentários: