17.5.08

Rua da ANCIRA


23|05|08

Publicada no Flickr


22|05|08

Fotografia publicada no Flickr

Origem do nome desta rua:

É verdade que sempre me intrigou, mas como uma rua "fora de portas" e não longe da rua do Monte dos Judeus, mesmo pertinho da praia de Miragaia, devia ter uma origem ligada a povos que tinham navegado até à Foz do rio Douro.

Num segundo tempo fui procurar à Wikipédia e enconteri este artigo:

"Ancara (em turco Ankara, pronunciado "âncara") é a capital da Turquia. Localiza-se no centro da Anatólia na parte asiática do país, a 910 metros de altitude. Tem cerca de 3,7 milhões de habitantes. É o centro administrativo do país e um centro industrial, comercial e cultural importantes.

Era conhecida anteriormente por Ancyra ou Ancira e, posteriormente, Angora. Já era um centro comercial importante no tempo dos hititas (século XVIII a.C.).

Foi capital da província romana da Galácia no século I. A cidade teve grande importância para a história da Igreja, pois religiosos sediados nela estiveram envolvidos com as controvérsias teológicas dos primeiros séculos do cristianismo.

Foi conquistada pelos turcos em meados do século XIV. Era uma pequena cidade de província quando foi escolhida para capital da Turquia em Outubro de 1923, por Kemal Atatürk."



Sem comentários: