25.3.08

Rua de TIMOR



Fotografia localizada e publicada no Flickr

Ilha do arquipélago de Sonda (Insulíndia), situada a oriente das ilhas de Sumba e das Flores, com cerca de 470 Km de comprimento e 100 Km de largura, àrea de 32 300 Km². (Arquivo da Toponímia)

Mas já teve outro nome... (!)





1 comentário:

Bartolomeu disse...

Ao passar pelo "Delito de Opinião", deparo com a referência ao seu blog.
Gostei do tema, do arranjo, das fotos e sobretudo do cuidado e do interesse em fazer reviver as histórias dos lugares.
Não sou do Porto, mas desloco-me à cidade com relativa frequência, sobretudo para assistir no Coliseu a espectáculos que me agradem.
Apraz-me percorrer as vielas antigas da cidade, hospedo-me habitualmente na Praça da Batalha (fica pertinho do Coliseu e de toda a zona comercial. Mas é na Foz que habitualmente passeio calmamente, sentindo o cheiro da maresia, embalado pelo ribombar das ondas, depois, almoço sempre no Capoeira ali logo por detrás do forte da barra.
Na última visita que fiz ao Porto descobri uma curiosidade na Igreja de Santa Clara. O entrior do templo tem nas paredes nichos com as figuras de vários santos. Num deles, quase em frente à entrada, encontra-se uma "Pietá", sem ser entendido no assunto da arte sacra, percebo que se trata de uma imágem comvérios séculos, mas, a curiosidade reside no facto de Cristo estar ao colo de sua Mãe, em posição invertida à de todas as representações conhecidas desde Miguel Ângelo. Ou seja a cabeça de Cristo, encontra-se do lado esquerdo de Maria.
À quele facto não ha-de ser alheio algum motivo que desconheço, apesar de, depois deste "encontro" ter feito pesquisas de vária ordem.
Se conseguir visitar o templo e obter uma explicação para o facto, desde já lhe agradeço.
Cumprimentos.
;)