1.3.07

Rua SANTA CATARINA



"Inicialmente, a rua designava-se da Bela da Princesa e depois chamou-se Nova de Santa Catarina. A sua principal característica inovadora e digna de concepções urbanísticas dos Almadas é o ter sido construída em praticamente dois lanços, quilométricos, que, formando um ligeiro cotovêlo por alturas da Fontinha , correspondem a linhas absolutamente rectas. No seu percurso inicial e desde o pós-guerra, a Santa Catarina transformou-se na maior zona comercial "ao vivo" da cidade, de que a profusão de letreiros e anúncios em néon passou a constituir imagem inconfundível dos bilhetes postais. Imagem que é, digamos, o ex-libris do Porto moderno (enganosa, na feição cosmopolita que alterna com o escuro de outras ruas).
Ao longo dos vários quarteirões definidos pelos cruzamentos sucessivos, en ângulo recto,com as artérias que a atravessam, em Santa Catarina (como dizem os tripeiros) encontramos arquitectura de oitocentos, totalmente renovada ao nível do chão. Os estabelecimentos, onde predominam os de confecções, sucedem-se. Representando épocas da modernização das fachadas das lojas, muitas delas correspondem a um género de património para que nos encontramos pouco atentos (as fachadas, por exemplo, da Livraria Latina, na esquina das, outrora, escadas do adro de Santo Ildefonso, da Casa Porfírios e do Café Magestic são exemplares significativos de três épocas do comérco local)"


in "Porto - Novos Guias de Portugal" de Helder Pacheco

Texto e fotografia enviados por Francisco Oliveira



Na esquina com a rua Passos Manuel encontra-se o imóvel do antigo Café Palladium que foi concebido pelo arquitecto MARQUES DA SILVA para os Grandes Armazéns Nascimento em 1914 (hoje, 2004, é ocupado pela C&A e pela FNAC).
Nome antigo: Rua Bela da Princesa.
Capela das Almas, na esquina com a rua Fernandes Tomás, com um grande painel de azulejos(1).
Centro Comercial nos antigos locais do quotidiano "O Primeiro de Janeiro".
A ideia desta rua surgiu em 1701.
Camilo Castelo Branco casou-se com D. Ana Plácido a 9 de Março de 1888 no n°458.
Arnaldo Gama nasceu no n° 206.
No n° 467 nasceu ANTÓNIO NOBRE.
GUERRA JUNQUEIRO viveu no prédio com o n° 1018.
Busto de Camões (da autoria de ANTÓNIO CRUZ) na frontaria da Livraria Latina, logo no início da rua.


(1)Os azulejos são da autoria de JORGE COLAÇO, o mesmo da estação de S. Bento.

1 comentário:

Menina do Rio disse...

Bem interessante esat idéia das Ruas. Pra mim que tenho interesses em conhecer Portugal, me está sendo ótimo vir aqui!

Beijinhos