17.3.06

rua Passos Manuel

Esta rua foi aberta em 1874. Vários imóveis dignos de atenção entre os quais o do Ateneu Comercial do Porto .



Coliseu do Porto

O Coliseu do Porto foi inaugurado a 19 de Dezembro de 1941 e era pertença da Companhia de Seguros Garantia. O seu arquitecto foi CASSIANO BRANCO e a construção demorou 22 meses.
Ver também aqui: Cinemas do Porto




garagem Passos Manuel



Garagem Passos Manuel

Este belo edifício foi desenhado pelo arquitecto Mário Abreu. Embora não sendo tão espectacular como a Garagem do Comércio do Porto do arquitecto Rogério de Azevedo ( uma das obras primas da arquitectura moderna desta cidade) bate-se de igual para igual com o belo Coliseu do Porto no qual também colaborou juntamente com outro arquitecto português ,Cassiano Branco.


Junto ao Coliseu encontra-se um Bingo, que outrora foi o Cinema Olímpia - projecto do arquitecto João Queiroz foi inaugurado a 18 de Maio de 1912.




PASSOS MANUEL- Manuel da Silva Passos nascido em 1801. Em Guifões, Matosinhos. Esteve no poder durante 9 meses: de 10 de Setembro de 1836 a 1 de Julho de 1837 e deixou uma obra de reformas deveras apreciável. A ele se deve a reforma do ensino, com a criação, entre outras da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Politécnica do Porto. Faleceu a 17 de Janeiro de 1862.


ATENEU COMERCIAL DO PORTO - A Sociedade Nova Euterpe esteve na origem do Ateneu. O Ateneu declara a sua fundação em 1869. O edifício data de 1885.



Sem comentários: